sexta-feira, 13 de maio de 2016

Usando o Google Drive como ferramenta pedagogica

Um dos principais objetivos da educação é o de contribuir para a construção de competências e habilidades úteis para o bom desempenho do papel social, para tanto, é necessária a criação de espaços significativos que possibilitem ao aluno, dentre outras coisas, a integração de conhecimentos.
A utilização dos aplicativos do Google em aula é uma ótima maneira de colaborar em projetos de aprendizagem. Ao fazer isso, cada estudante pode compartilhar ideias e produzir o tipo certo de conteúdo, além de dar e receber feedbacks. Para isso, você precisa ser inovador. Uma boa saída é utilizar os recursos de acesso e edição simultâneos que os aplicativos oferecem para que o trabalho seja realizado de maneira mais eficiente.
O Google Drive é um recurso de armazenamento de dados de “em nuvem”, isto é, as informações e arquivos ficam armazenados no servidor da Google e você poderá utilizá-los de qualquer lugar que tenha acesso a internet. Hoje é disponibilizado 15Gb de espaço inicial para qualquer usuário, funcionando assim como um disco virtual. Ele possui recursos de organização dos arquivos como classificação, de pastas e compartilhamento.
Pode ser utilizado como repositório didático, podendo armazenar imagens, sons, vídeos, documentos, apresentação, formulários que poderão ser baixado a qualquer momento.
Para compartilhar e armazenar arquivos no google drive é necessário ter uma conta google ou conta no gmail. Após criar a sua conta google você poderá utilizar as ferramentas do google drive. Nele você pode uma pasta de seu computador para que automaticamente quando sejam adicionados novos arquivos eles sejam enviados para o drive assim você poderá ter um backup seguro, e pode acessar esse conteúdo de qualquer lugar onde esteja utilizando seu computador ou laptop ou celular.
A segurança de seus arquivos é fundamental e no drive ele estará protegido independentemente do que aconteça com o seu computador ou laptop. Para acessar o drive e só entrar em drive.google.com e depois que entra no drive e só arrasta os arquivos pra dentro dele, ou você pode criar uma pasta para colocar os arquivos que desejar, sendo que poderá compartilhar esses arquivos com outras pessoas por e-mail ou redes sociais.
Para ter o Drive não é preciso que se tenha um software estalado no computador para acessar um arquivo salvo em sua conta, ao enviar um arquivo pdf, docs ou planilha mesmo que você não tem os plug-ins instalados, mesmo assim conseguirá entra em seu smartfone ou tablets. Com o aplicativo do drive para androide podemos tira uma foto e escarniar documentos e enviar para o drive em forma de pdf, podendo ainda escolher e disponibilizar arquivos off-line para quando você estiver sem serviço nos dispositivos moveis.
Portanto a utilização desta ferramenta Google Drive no uso acadêmico e de grande importância, uma vez que podemos ficar seguros com os arquivos e trabalhos realizados anteriormente, sendo que podemos também acessar esses arquivos de qualquer processador em locais diferente de onde se esteja. Faz-se necessário uma doutrina que utilize uma metodologia acessível – que aproxime o aluno dessas ciências e, principalmente relacione-a com os fatos diários da própria convivência dos alunos – para que o processo de ensino-aprendizagem tenha maior facilidade e eficiência.

Autor: Raimundo Jarismar da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário