sexta-feira, 13 de maio de 2016

Uso de tablets na educação


         Nas escolas da Paraíba o governo Estadual distribuiu tablets para alunos e professores com o intuito de cada vez mais a tecnologia conseguir mudar o pensamento educacional e conseguir com que os professores dinamizem cada vez mais suas aulas, já que os tablets são ferramentas que dispõem tanto de aplicativos educativos como também podem ser feitos trabalhos através de buscas feitas pela internet, claro que isso com a ajuda dos professores que precisam se capacitar para conseguirem atender as demandas que o mundo tecnológicos apresenta para as escolas, e não só professores mais todo o corpo escolar, enquanto alunos vivem no século 21 da computação os professores e demais pessoas que fazem o corpo escolar vivem em pleno século 20 da computação, os professores tem que vêem que a tecnologia já esta implantada em todos os alunos sejam eles do ensino fundamental ou do ensino médio, o que realmente é necessário é que o professor apóie o aluno nas pesquisas orientando, sites de busca seguros, uso de aplicativos que auxiliem em sua área de ensino, buscar fazer com que os alunos deixem de ver os tablets apenas como ferramentas para se utilizarem, jogos, redes sociais , mais que usem principalmente como mais uma ferramenta que auxilie a interação entre Escola-Professor-Aluno.
          Laboratórios de computação, para atividades específicas, como engenharia de computação, computação gráfica, simulações e produção de mídia, entre outros, ainda serão necessários em cursos que trabalham com tais recursos. Mas como suporte digital de apoio pedagógico em geral o tablet é, no momento, imbatível. Sua bateria oferece autonomia suficiente para dispensar a necessidade de uma tomada em cada carteira. Sua portabilidade permite acompanhar o aluno em praticamente todos os lugares. Sua interface é suficientemente prática e amigável, sem limitações dos smartphones nem o estorvo de mouses e teclados. Sua conectividade, poder computacional e gama de aplicativos disponíveis, gratuitamente ou a baixo custo, atendem a quase todas as necessidades, a maior parte delas que os usuários nem mesmo imaginavam ter. Entregar um tablet a cada aluno, com a bibliografia básica na forma de e-books, pode sair mais barato que a aquisição de livros em papel, além de eliminar um grande peso na mochila do aluno.


Motta (2012, p. 36) faz uma exposição sobre o uso dos tablets aliados aos conteúdos
das disciplinas:
A diversidade de aplicativos que podem ser instalados no tablet permite visualização de mapas interativos, organização pessoal, produção textual, gravação de áudio em diversas outras funções. A aula pode ser gravada e acessada sempre que necessário. Anotações pessoais podem ser organizadas de uma forma prática e facilmente acessadas. E, todos esses dados podem ser compartilhados entre os próprios alunos e entre os alunos e o professor, permitindo que se crie a consciência e a capacidade de refletir, pensar e agir conjuntamente, criando-se a competência coletiva.

          O texto acima mostra que cada vez mais o tablet tornasse uma ferramenta de uso indispensável e que a interação entre Escola-Professor-Aluno mostrasse indispensável para que o trabalho em conjunto colha bons frutos no futuro.

 

 Referencias
MOTTA, Eliane Melichio. Tablets na sala de aula - um desafio para professores e alunos; uma prática pedagógica consciente. 2012. 47 f. Trabalho deConclusão de Curso (Especialização). Universidade Cândido Mendes, Rio deJaneiro.Disponível em:<http://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/C207280.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2014.


Autor: Ewerton Pierry do Nascimento

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