Nas
escolas da Paraíba o governo Estadual distribuiu tablets para alunos e
professores com o intuito de cada vez mais a tecnologia conseguir mudar o
pensamento educacional e conseguir com que os professores dinamizem cada vez
mais suas aulas, já que os tablets são ferramentas que dispõem tanto de
aplicativos educativos como também podem ser feitos trabalhos através de buscas
feitas pela internet, claro que isso com a ajuda dos professores que precisam
se capacitar para conseguirem atender as demandas que o mundo tecnológicos
apresenta para as escolas, e não só professores mais todo o corpo escolar,
enquanto alunos vivem no século 21 da computação os professores e demais
pessoas que fazem o corpo escolar vivem em pleno século 20 da computação, os
professores tem que vêem que a tecnologia já esta implantada em todos os alunos
sejam eles do ensino fundamental ou do ensino médio, o que realmente é
necessário é que o professor apóie o aluno nas pesquisas orientando, sites de
busca seguros, uso de aplicativos que auxiliem em sua área de ensino, buscar
fazer com que os alunos deixem de ver os tablets apenas como ferramentas para
se utilizarem, jogos, redes sociais , mais que usem principalmente como mais
uma ferramenta que auxilie a interação entre Escola-Professor-Aluno.
Laboratórios
de computação, para atividades específicas, como engenharia de computação,
computação gráfica, simulações e produção de mídia, entre outros, ainda serão
necessários em cursos que trabalham com tais recursos. Mas como suporte digital
de apoio pedagógico em geral o tablet é, no momento, imbatível. Sua bateria
oferece autonomia suficiente para dispensar a necessidade de uma tomada em cada
carteira. Sua portabilidade permite acompanhar o aluno em praticamente todos os
lugares. Sua interface é suficientemente prática e amigável, sem limitações dos
smartphones nem o estorvo de mouses e teclados. Sua conectividade, poder
computacional e gama de aplicativos disponíveis, gratuitamente ou a baixo
custo, atendem a quase todas as necessidades, a maior parte delas que os
usuários nem mesmo imaginavam ter. Entregar um tablet a cada aluno, com a
bibliografia básica na forma de e-books, pode sair mais barato que a aquisição
de livros em papel, além de eliminar um grande peso na mochila do aluno.
Motta
(2012, p. 36) faz uma exposição sobre o uso dos tablets aliados aos
conteúdos
das
disciplinas:
A diversidade de
aplicativos que podem ser instalados no tablet permite visualização de
mapas interativos, organização pessoal, produção textual, gravação de áudio em diversas
outras funções. A aula pode ser gravada e acessada sempre que necessário. Anotações
pessoais podem ser organizadas de uma forma prática e facilmente acessadas. E,
todos esses dados podem ser compartilhados entre os próprios alunos e entre os
alunos e o professor, permitindo que se crie a consciência e a capacidade de refletir,
pensar e agir conjuntamente, criando-se a competência coletiva.
O
texto acima mostra que cada vez mais o tablet tornasse uma ferramenta de uso
indispensável e que a interação entre Escola-Professor-Aluno mostrasse
indispensável para que o trabalho em conjunto colha bons frutos no futuro.
Referencias
MOTTA,
Eliane Melichio. Tablets na sala de aula -
um desafio para professores e alunos; uma prática pedagógica consciente. 2012.
47 f. Trabalho deConclusão de Curso (Especialização). Universidade Cândido
Mendes, Rio deJaneiro.Disponível
em:<http://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/C207280.pdf>.
Acesso em: 10 jan. 2014.
Autor: Ewerton Pierry do Nascimento
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