quinta-feira, 12 de maio de 2016

Plataformas de Jogos Digitais: aplicando como ferramenta pedagógica

               Atualmente, é frequente a descoberta de novas tecnologias e fóruns de apoio educacional, tendo em vista que, como público alvo diversos níveis de idade, que parte desde das crianças até os adultos. Por sua vez, os jogos digitais e computadores tem desenvolvido um papel importante na integração tecnológica nas salas de aulas e em outros ambientes que as mesmas possam interagir de forma positiva. Além disso, sabe-se que as tecnologias via internet estão cada vez mais acessíveis e disponíveis em versões Off-Line.
  No entanto, é preciso existir uma colaboração não somente das plataformas de jogos, mas como também uma integração que venha unificar as tecnologias no meio educacional. Para isso, é necessário moldar e desmistificar estas novas tecnologias para que todos os indivíduos envolvidos neste processo possam ter um conhecimento através destas tecnologias digitais ou plataforma de jogos digitais. Para que sejam desenvolvidas competências que os levem ao um novo contexto de interação, tendo a necessidade que os indivíduos usem o raciocínio lógico para descobrir novas formas de continuar aplicando seus comandos de decisões de acordo com as ferramentas trabalhadas no meio tecnológico com o acompanhamento pedagógico que os instrua no processo de ensino/aprendizagem.
Direcionando os órgãos envolvidos nesse processo para um novo cenário tecnológico, que visem explorar as plataformas não somente contendo os jogos digitais, mas como também outros acervos de tecnologias disponíveis em blogs, fóruns e sites que procurem incentivar e disponibilizar materiais e cursos educacionais para todos os públicos que almejam novos horizontes e conhecer novas ferramentas que venha contribuir de foram significativas no seu desenvolvimento pessoal e mental. Estas práticas são de extrema importância para que os processos de aplicação destas tecnologias ocorram com sucesso.
     Os impactos causados pela exposição e apresentação destas ferramentas na sua maioria são positivos. Mas vale ressaltar que, as mesmas sejam implantadas e que os profissionais envolvidos os acompanhe neste processo de inserção, sendo possível integra-los a um novo ambiente que se divide em dois momentos: metade do processo ocorre de forma Off-Line e a outra metade se dá por meio de ferramentas virtuais disponíveis na internet. Vale lembrar ainda que, as instituições devem conter acesso à internet, wifi e que sejam distribuídos nos diversos meios de comunicação, como por exemplo, notebook, tablets e celulares.
      Diante das atividades desenvolvidas no mundo tecnológico e nas plataformas digitais, é possível identificar vários ambientes virtuais com jogos que tenham direcionamento exclusivo ao meio educacional. Dentre estes ambientes virtuais foi possível extrair o Code.Org, que tem como finalidade expandir o ensino de ciência da computação, tornando-a disponível em mais escolas e aumentando a participação de mulheres e negros, os quais são sub-representações nessa área. Tem como visão todos os alunos, de todas as escolas, devem ter a oportunidade de aprender programação de computadores. Acredita-se que a ciência da computação deve fazer parte do currículo escolar, ao lado das áreas STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática), como biologia, física, química e álgebra: https://code.org/.
De maneira geral pode-se observar que a utilização dos jogos digitais para fins educacionais e buscar facilitar o desenvolvimento de novas habilidades e aprendizados com alunos/professores fazem com que seu rendimento escolar aumente significativamente ao logo da aplicação desta ferramenta que é de extrema importância para a disseminação da programação nas instituições. Desta forma, os usos dos jogos digitais nos componentes curriculares podem surtir grandes efeitos no cenário pedagógico em que a mesma está inserida.
Portanto, o uso desta plataforma acrescenta novos horizontes no contexto escolar vivenciados pelos alunos, pois os mesmos atuam sobre os conteúdos ministrados e os inserem em um novo ambiente virtual e passam a trabalhar atividades que inclui jogos e programação, ou seja, poderão está em contato direto com os códigos que fazem com que os jogos funcionem. Sendo assim, todo conhecimento adquirido por eles, serviram de aprendizado para construir novas ideias e serem futuramente programadores ou professores. Destaco que, depende muito dos incentivos, tanto financeiro como apoio profissional, compressão e comprometimento por parte dos envolvidos neste processo.


Autor: Elyscharme Sarmento Abrantes.

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