Data de atualização 15 de abril de 2016,
criado por Miroslav Kisly, tamanho do software 7,3MB, versão atual 1.0.17,
classificação livre para todos os públicos.
O jogo de damas é
disputado entre dois adversários que têm como objetivo aperfeiçoar seu
raciocínio lógico durante execução de suas jogadas efetuadas no decorrer das
partidas, capturando ou prendendo todas as peças do adversário.
Neste caso, a vitória
ocorre quando: o jogador captura todas as peças do seu adversário; por sua vez,
o adversário fica com as peças “prisioneiras” na vez de jogar não podendo
efetuar lance; e o mesmo declara o abandono. Por fim, os estudantes devem focar
nas estratégias que façam ficar sempre uma jogada à frente do seu adversário,
possibilitando uma enorme vantagem na corrida pela vitória.
O “tabuleiro de damas” é
composto por uma rede de 8 (oito) colunas horizontais e 8 (oito) colunas
verticais que formam 64 (sessenta e quatro) quadrados iguais, alternadamente
claros (preferencialmente brancos ou castanhos claros) e escuros
(preferencialmente pretos ou castanhos escuros).
Os quadrados escuros –
denominadas casas - correspondem a uma numeração de 1 a 32, com início na
primeira casa inferior direita, seguindo a contagem da direita para a esquerda
e de baixo para cima, sempre do lado onde se encontram as brancas.
(Lado
das Brancas)
A diagonal que liga as casas 1 e 32,
denomina-se «rio». As diagonais que ligam as casas 4 e 25 e as casas 8 e 29
denominam-se «paralelas»; o quadrilátero definido pelas casas 2, 9, 31 e 24
denomina-se circuito médio; o quadrilátero definido pelas casas 3, 17, 30 e 16
denomina-se circuito grande.
O tabuleiro é colocado
entre os jogadores de tal forma que o quadrado do canto inferior direito de
cada jogador seja escuro. (Em determinados jogos informáticos e sites, para se
obter melhor visibilidade, o tabuleiro é girado 90 graus, jogando-se sobre os
quadrados claros passando estes a valer como escuros).
A nível de competição
oficial, for atribuída ao adversário derrota por “falta de comparência” “limite
de tempo” ou “sanção disciplinar”. O empate ocorre quando: Resulte uma posição
em que nenhum dos jogadores tenha a possibilidade de capturar ou prender as
peças do adversário. Determinado por qualquer das Regras da Limitação de
Lances; exista “acordo” entre os jogadores – desde que efetuado no desenrolar do jogo.
Programação
Das Aulas
Será desenvolvido o Jogo
de Damas Online em uma sala de aula contendo 20 alunos do 3ª do ensino médio,
com idade entre 14 a 17.
Trabalhando com eles
desde o básico até a fase de aperfeiçoamento, onde o aluno terá a chance de
desenvolver suas estratégias que foram aprendidas durante todo o jogo e o mesmo
será capaz de montar e planejar novas estratégias de jogo, com isso suas
jogadas serão executadas de forma rápida e ainda possibilitará desenvolver seu
raciocínio lógico, tendo como finalidade fazer com que os alunos sejam capazes
de aprender o jogo e ao mesmo tempo terá adquirido um novo aprendizado em
função do que foi visto e realizado durante toda a atividade exposta pelo
professor.
OBJETIVOS
·
Mostrar para os discentes as regras e
fundamentos do jogo de damas através aulas teóricas e práticas expostas em
vídeos aulas, para desenvolver suas habilidades de raciocínio lógico e
estratégias que os levem um novo contexto de aprendizagem, com isso os mesmos
terá uma melhor uma noção para a iniciação da prática do jogo na sala de aula.
·
Trabalhar a prática do jogo de damas e
aperfeiçoar suas competências cognitivas e desenvolver as qualidades tais como:
prudência paciência, perseverança, autocontrole, autoconfiança e principalmente
gerar um novo conhecimento que beneficie seu comportamento.
·
O joga tanto online como off-line, com o
Bluetooth ligado é possível jogar com outro adversário.
CONTEÚDOS
O jogo de damas
desenvolve em especial o lado cognitivo dos alunos, além de aperfeiçoar a Memória,
Concentração, Visualidade, Imaginação e Precisão. Expor as regras do jogo com
os mesmos, para que entendam como funciona e quais são os momentos que pode ou
não pode acontecer ou efetuar determinadas jogadas ou situações de jogo.
AULAS
Vale ressaltar que o jogo
de damas deve ser ensinado passo a passo para aqueles que nunca tiveram contato
com o mesmo, é importante também fazer a nivelação dos alunos com os que já tem
um determinado conhecimento sobre o jogo. Feito isso, o processo de
ensino/aprendizagem será desenvolvido com facilidade e rapidez no entendimento
dos discentes em sala de aula.
·
2
aulas: Dialogar com os alunos sobre o que o que será
desenvolvido e mostrar algumas combinações básicas para verificar se os alunos
entendem e compreendem o que está sendo repassado para eles. E depois propor algumas rodadas para
verificar e solucionar as dúvidas.
·
2
aulas: Deixa-los à vontade para se relacionarem e
escolherem seus adversários, também procurar estar sempre trocando seus
adversários para assim tendo novos desafios e novas aprendizagens de diferentes
tipos de experiências de jogar um contra o outro. E propor algumas rodadas para
verificar e solucionar as dúvidas.
·
2
aulas: Conversar individualmente com cada aluno para
saber qual foi a dificuldade e também buscar tirar as dúvidas de cada aluno.
Realizar partidas rotativas.
·
2
aulas: propor rodadas eliminatórias, simulando um
campeonato. Assistir vídeos de uma partida e buscar saber qual foi o movimento
que a pessoa que perdeu fez com que suas chances de vitória se tornassem zero.
Realizar partidas rotativas e conversar individualmente com cada aluno que
perder sua partida para saber qual foi à dificuldade.
·
Aula
final: realizar partidas de aperfeiçoamento do que foi
aprendido pelos alunos visando analisar os benefícios trazidos por essa
ferramenta tecnológica no ensino/aprendizagem.
MATERIAIS
·
Wi-Fi
·
DataShow
·
Computadores, Tablets e Celulares.
AVALIAÇÕES
Avaliar diariamente como
cada aluno interage com os demais colegas e como eles encaram o jogo de damas, analisando
ainda, suas ações e jogadas, verificar seu nível de entendimento e compreensão
sobre as regras e criação de estratégias de jogadas. Avaliar de maneira
individual questionamentos sobre o que está sendo trabalhado, se o que foi
visto está difícil de compreender e poderia ser melhorado a forma de exposição
das aulas.
REFERÊNCIAS
Disponível para download no Google Play:<https://play.google.com/store/apps/details?id=com.magmamobile.game.checkers&hl=pt_BR>.
Acessado
em 04 de junho de 2016.
Autor: Elyscharme Sarmento Abrantes
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