segunda-feira, 6 de junho de 2016

Características e Objetivos do Jogo De Dama


           Data de atualização 15 de abril de 2016, criado por Miroslav Kisly, tamanho do software 7,3MB, versão atual 1.0.17, classificação livre para todos os públicos.

O jogo de damas é disputado entre dois adversários que têm como objetivo aperfeiçoar seu raciocínio lógico durante execução de suas jogadas efetuadas no decorrer das partidas, capturando ou prendendo todas as peças do adversário.  

Neste caso, a vitória ocorre quando: o jogador captura todas as peças do seu adversário; por sua vez, o adversário fica com as peças “prisioneiras” na vez de jogar não podendo efetuar lance; e o mesmo declara o abandono. Por fim, os estudantes devem focar nas estratégias que façam ficar sempre uma jogada à frente do seu adversário, possibilitando uma enorme vantagem na corrida pela vitória.

O “tabuleiro de damas” é composto por uma rede de 8 (oito) colunas horizontais e 8 (oito) colunas verticais que formam 64 (sessenta e quatro) quadrados iguais, alternadamente claros (preferencialmente brancos ou castanhos claros) e escuros (preferencialmente pretos ou castanhos escuros).  

Os quadrados escuros – denominadas casas - correspondem a uma numeração de 1 a 32, com início na primeira casa inferior direita, seguindo a contagem da direita para a esquerda e de baixo para cima, sempre do lado onde se encontram as brancas.

(Lado das Brancas)

 A diagonal que liga as casas 1 e 32, denomina-se «rio». As diagonais que ligam as casas 4 e 25 e as casas 8 e 29 denominam-se «paralelas»; o quadrilátero definido pelas casas 2, 9, 31 e 24 denomina-se circuito médio; o quadrilátero definido pelas casas 3, 17, 30 e 16 denomina-se circuito grande. 

O tabuleiro é colocado entre os jogadores de tal forma que o quadrado do canto inferior direito de cada jogador seja escuro. (Em determinados jogos informáticos e sites, para se obter melhor visibilidade, o tabuleiro é girado 90 graus, jogando-se sobre os quadrados claros passando estes a valer como escuros).  

A nível de competição oficial, for atribuída ao adversário derrota por “falta de comparência” “limite de tempo” ou “sanção disciplinar”. O empate ocorre quando: Resulte uma posição em que nenhum dos jogadores tenha a possibilidade de capturar ou prender as peças do adversário. Determinado por qualquer das Regras da Limitação de Lances; exista “acordo” entre os jogadores – desde que efetuado no   desenrolar do jogo.



Programação Das Aulas



Será desenvolvido o Jogo de Damas Online em uma sala de aula contendo 20 alunos do 3ª do ensino médio, com idade entre 14 a 17.

Trabalhando com eles desde o básico até a fase de aperfeiçoamento, onde o aluno terá a chance de desenvolver suas estratégias que foram aprendidas durante todo o jogo e o mesmo será capaz de montar e planejar novas estratégias de jogo, com isso suas jogadas serão executadas de forma rápida e ainda possibilitará desenvolver seu raciocínio lógico, tendo como finalidade fazer com que os alunos sejam capazes de aprender o jogo e ao mesmo tempo terá adquirido um novo aprendizado em função do que foi visto e realizado durante toda a atividade exposta pelo professor.



OBJETIVOS

·         Mostrar para os discentes as regras e fundamentos do jogo de damas através aulas teóricas e práticas expostas em vídeos aulas, para desenvolver suas habilidades de raciocínio lógico e estratégias que os levem um novo contexto de aprendizagem, com isso os mesmos terá uma melhor uma noção para a iniciação da prática do jogo na sala de aula.

·         Trabalhar a prática do jogo de damas e aperfeiçoar suas competências cognitivas e desenvolver as qualidades tais como: prudência paciência, perseverança, autocontrole, autoconfiança e principalmente gerar um novo conhecimento que beneficie seu comportamento.

·         O joga tanto online como off-line, com o Bluetooth ligado é possível jogar com outro adversário.



CONTEÚDOS

O jogo de damas desenvolve em especial o lado cognitivo dos alunos, além de aperfeiçoar a Memória, Concentração, Visualidade, Imaginação e Precisão. Expor as regras do jogo com os mesmos, para que entendam como funciona e quais são os momentos que pode ou não pode acontecer ou efetuar determinadas jogadas ou situações de jogo.



AULAS

Vale ressaltar que o jogo de damas deve ser ensinado passo a passo para aqueles que nunca tiveram contato com o mesmo, é importante também fazer a nivelação dos alunos com os que já tem um determinado conhecimento sobre o jogo. Feito isso, o processo de ensino/aprendizagem será desenvolvido com facilidade e rapidez no entendimento dos discentes em sala de aula.

·         2 aulas: Dialogar com os alunos sobre o que o que será desenvolvido e mostrar algumas combinações básicas para verificar se os alunos entendem e compreendem o que está sendo repassado para eles. E     depois propor algumas rodadas para verificar e solucionar as dúvidas.

·         2 aulas: Deixa-los à vontade para se relacionarem e escolherem seus adversários, também procurar estar sempre trocando seus adversários para assim tendo novos desafios e novas aprendizagens de diferentes tipos de experiências de jogar um contra o outro. E propor algumas rodadas para verificar e solucionar as dúvidas.

·         2 aulas: Conversar individualmente com cada aluno para saber qual foi a dificuldade e também buscar tirar as dúvidas de cada aluno. Realizar partidas rotativas.

·         2 aulas:  propor rodadas eliminatórias, simulando um campeonato. Assistir vídeos de uma partida e buscar saber qual foi o movimento que a pessoa que perdeu fez com que suas chances de vitória se tornassem zero. Realizar partidas rotativas e conversar individualmente com cada aluno que perder sua partida para saber qual foi à dificuldade.

·         Aula final: realizar partidas de aperfeiçoamento do que foi aprendido pelos alunos visando analisar os benefícios trazidos por essa ferramenta tecnológica no ensino/aprendizagem.



MATERIAIS

·         Wi-Fi

·         DataShow

·         Computadores, Tablets e Celulares.



AVALIAÇÕES

Avaliar diariamente como cada aluno interage com os demais colegas e como eles encaram o jogo de damas, analisando ainda, suas ações e jogadas, verificar seu nível de entendimento e compreensão sobre as regras e criação de estratégias de jogadas. Avaliar de maneira individual questionamentos sobre o que está sendo trabalhado, se o que foi visto está difícil de compreender e poderia ser melhorado a forma de exposição das aulas.





REFERÊNCIAS

Disponível para download no Google Play:<https://play.google.com/store/apps/details?id=com.magmamobile.game.checkers&hl=pt_BR>. Acessado em 04 de junho de 2016.
Autor:  Elyscharme Sarmento Abrantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário